Olá pessoas!Oi!Tudo bem? Esses dias na minha escola a biblioteca estava quase vazia, não tinha outros livros que fossem na nossa faixa etária, só livros para as crianças e com certeza eu não iria querer ler a princesa e o sapo em 10 paginas certo? então eu estava fuçando em algumas prateleira quase vazias e achei um livro fantástico chamado Bisa Bia bisa Bel, na verdade uma amiga minha já tinha me recomendado este livro mas eu nunca fui a procura e quando achei o único livro que parecia descente na minha faixa etária e li ele eu me apaixonei por completo.

Livro: Bisa Bia bisa Bel
Autor:Ana Maria Machado
Editora:Salamandra
Avaliação: 4/5
Certo dia, num dos raros momentos em que sua mãe, não muito organizada, resolve arrumar a casa toda de uma só vez e remexer cantos há muito esquecidos, Isabel descobre um pequeno retrato de uma menina muito bem arrumada que se parece um pouco com ela: é Bisa Bia, delicada como uma boneca, de vestido de renda. A partir da descoberta desse retrato, que Bel passa a levar consigo para todo o canto, inicia-se uma convivência íntima entre a menina e sua bisavó, que ela nunca chegou a conhecer – como diz a garota, sua bisavó passa a morar “dentro dela”, num canto escondido do seu corpo, invisível para os outros. Essa convivência, porém, será menos harmônica do que a princípio se poderia supor: Bisa Bia não consegue aceitar que Bel use calças compridas e brinque de pega-pega junto com os meninos. Uma outra voz dentro de Bel, porém, irá fazer frente às posições de Bisa Bia: a de Beta, bisneta de Bel, que nascerá num momento ainda distante do futuro, para quem ser mulher não significa de modo algum ser frágil e bem comportada... caberá à menina do presente encontrar o ponto médio entre as duas vozes que brigam dentro de si e fazer suas próprias escolhas.
Bom, pode se dizer que é bem doido a história do livro, mas é o tipo de livro que faz sucesso por ter a criatividade mais completa de todas, óbvio que uma foto não pode falar com a gente, e isso é o que eu acho legal nesses tipos de livro que tem esse tipo de coisa: Criatividade.
Quando eu li o livro, eu não queria mais parar de lê-lo por que me deixava feliz que Bel pode finalmente conhecer sua bisa Bia por uma foto, e isso é incrível por que tem muitas pessoas que não chegaram a conhecer nem sua avó e o livro mesmo sendo uma ficção é completo por realidade.


O livro traz lembranças boas como nossa própria infância, os meninos que a gente achava que se apaixonava, as amiguinhas que conosco pulavam corda, a sujeira nas nossas calças brancas que enfureciam as mães na hora de lavar, tudo isso me passou pela cabeça quando eu li este livro, eu me lembrei de tudo que aprontei quando era pequena, de tudo que fiz e de tudo que aprendi, este livro é realmente incrível.
Um detalhe que eu me esqueci de dizer seria que o livro tem diversas capas, em alguns livros tem desenhos com pitura, em outros só a escrita então vocês caso queiram comprar, compram a adaptação do modo que quiserem. É óbvio que este livro é recomendável e ele é ótimo e divertido!

Paula.

Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.